Disciplina:

Cr

CHT

Políticas Educacionais

04

60

Ementa:

Concepções e processos de construção das políticas educacionais. A relação Estado e sociedade na construção de políticas educacionais. Legislação da educação brasileira (CF/1988, LDBN, e LDBE). Políticas de avaliação da educação brasileira. Gestão e financiamento da educação.

Bibliografia Básica:

BARBOSA, Andréa; SOUZA, Ângelo Ricardo de; TAVARES, Tais Moura. (Orgs.). Políticas Educacionais – conceitos e debates. Curitiba: Appris, 2013.

CARDOSO de Araujo, Gilda. Políticas Educacionais e Estado Federativo. Curitiba: Appris, 2013.

LIBANEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra (Orgs.). Educação Escolar – Políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

 


Disciplina:

Cr

CHT

Educação; Comunicação e Mídias 

02

30

Ementa:

Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora da produção cultural. Consumo e ética. Processos educativos mediados por tecnologias; tecnologias e suas implicações na educação; gestão da comunicação e das mídias no ambiente escolar.

Bibliografia Básica:

DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis, RJ:Vozes, 2001.

MORAES, R. Informática na educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.