Estágio I - Orientação Turma 2

Disciplina:

Cr

CHT

Políticas Educacionais

04

60

Ementa:

Concepções e processos de construção das políticas educacionais. A relação Estado e sociedade na construção de políticas educacionais. Legislação da educação brasileira (CF/1988, LDBN, e LDBE). Políticas de avaliação da educação brasileira. Gestão e financiamento da educação.

Bibliografia Básica:

BARBOSA, Andréa; SOUZA, Ângelo Ricardo de; TAVARES, Tais Moura. (Orgs.). Políticas Educacionais – conceitos e debates. Curitiba: Appris, 2013.

CARDOSO de Araujo, Gilda. Políticas Educacionais e Estado Federativo. Curitiba: Appris, 2013.

LIBANEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra (Orgs.). Educação Escolar – Políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

 


Curso: Ciências Biológicas

Série: 1º Período

Ano: 2021

Disciplina: Biologia Celular

Professor: Joel Ribeiro Zaratim

Graduação: Biologia

Titulação/área: Mestrado/Educação

Carga Horária Total

Nº de Aulas/ Créditos Semanais

Nº de Aulas Totais

60 horas

4 aulas

72 aulas

 

 

 

EMENTA

Evolução da célula procarionte e eucarionte. Técnicas de estudo da célula: microscopia e citoquímica. Membrana celular: organização molecular, modelos de membranas, permeabilidade e transporte celular, síntese de membranas. Diferenciação da membrana e comunicação intercelular. Citoesqueleto e mobilidade celular. Compartimentos celulares e transporte (célula animal e vegetal). Cloroplastos e mitocôndrias. Núcleo interfásico: cromatina e cromossomos. Ciclo celular.

BIBLIOGRAFIA

BÁSICA:

 JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 7ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

ROBERTIS, E.M.F; HIB, J. & PONZIO, R. Biologia Celular e Molecular. 14ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 5 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.


Disciplina:

Cr

CHT

Educação; Comunicação e Mídias 

02

30

Ementa:

Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora da produção cultural. Consumo e ética. Processos educativos mediados por tecnologias; tecnologias e suas implicações na educação; gestão da comunicação e das mídias no ambiente escolar.

Bibliografia Básica:

DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis, RJ:Vozes, 2001.

MORAES, R. Informática na educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.