Estágio I - Orientação Turma 2

Disciplina: |
Cr |
CHT |
Políticas Educacionais |
04 |
60 |
Ementa: Concepções e processos de construção das políticas educacionais. A relação Estado e sociedade na construção de políticas educacionais. Legislação da educação brasileira (CF/1988, LDBN, e LDBE). Políticas de avaliação da educação brasileira. Gestão e financiamento da educação. |
||
Bibliografia Básica: BARBOSA, Andréa; SOUZA, Ângelo Ricardo de; TAVARES, Tais Moura. (Orgs.). Políticas Educacionais – conceitos e debates. Curitiba: Appris, 2013. CARDOSO de Araujo, Gilda. Políticas Educacionais e Estado Federativo. Curitiba: Appris, 2013. LIBANEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra (Orgs.). Educação Escolar – Políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
|

Série: 1º Período |
Ano: 2021 |
||
Disciplina: Biologia Celular |
|||
Professor: Joel Ribeiro Zaratim |
|||
Graduação: Biologia |
Titulação/área: Mestrado/Educação |
||
Carga Horária Total |
Nº de Aulas/ Créditos Semanais |
Nº de Aulas Totais |
|
60 horas |
4 aulas |
72 aulas |
|
|
|
|
|
EMENTA |
|||
Evolução da célula procarionte e eucarionte. Técnicas de estudo da célula: microscopia e citoquímica. Membrana celular: organização molecular, modelos de membranas, permeabilidade e transporte celular, síntese de membranas. Diferenciação da membrana e comunicação intercelular. Citoesqueleto e mobilidade celular. Compartimentos celulares e transporte (célula animal e vegetal). Cloroplastos e mitocôndrias. Núcleo interfásico: cromatina e cromossomos. Ciclo celular. |
BIBLIOGRAFIA |
BÁSICA: JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 7ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. ROBERTIS, E.M.F; HIB, J. & PONZIO, R. Biologia Celular e Molecular. 14ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 5 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010. |

Disciplina: |
Cr |
CHT |
Educação; Comunicação e Mídias |
02 |
30 |
Ementa: Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora da produção cultural. Consumo e ética. Processos educativos mediados por tecnologias; tecnologias e suas implicações na educação; gestão da comunicação e das mídias no ambiente escolar. |
||
Bibliografia Básica: DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis, RJ:Vozes, 2001. MORAES, R. Informática na educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002. |
